Sobre autor

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Uma aposta pela América Latina

A conclusão da Guerra Fria e do mundo bipolar de Talta tornou obsoletos muitos quadros de referência mental. A sociologia da modernização, a teoria da dependência, a teologia da libertação e as estratégias revolucionárias não estão mais na ordem do dia; aparecem como evidentemente inadequadas. Desmoronam também os paradigmas do neoliberalismo ortodoxo do ¨conselho de Washington¨, difundidos desde o início da década de noventa. O objetivo deste livro é propor algumas chaves de leitura e de perspectiva sobre a América Latina, considerando-a em sua hodierna realidade ¨global¨. Visa perceber as tendências emergentes no desenvolvimento, a partir da reviravolta histórica dos anos 1989-1992, as mudanças decisivas às repercussões do atentado terrorista de 11 de setembro; procura delinear os interesses ideias e históricos da América Latina, o seu possível protagonismo no quadro da globalização, da nova ordem mundial, do orbe católico e das grandes batalhas nas primeras décadas do século XXI. Uma vez que isto se entrelaça, agora mais do que nunca, com os Estados Unidos, enquanto ¨império global¨ e hegemônico, o olhar divaga sobre a realidade e sobre o destino de todo o continente, sem, por outro lado, descuidar da União Européia e dos outros ¨mundos¨ que estão implicados em tudo isto.

editora paulus,2004



100 anos de teologia na América Latina


V Conferência do Episcopado Latino Americano realizada em Aparecida – SP foi um momento de grande vivacidade para a igreja de nosso país e de nosso continente. Em preparação e apoio à conferência, foram elaborados diversos estudos. O presente livro analisa a realidade sociopolítica da América Latina a fim de atualizar o tema do discipulado, tema da conferência.
editora paulus,2006

A família na América Latina


A V Conferência do Episcopado Latino Americano realizada em Aparecida – SP foi um momento de grande vivacidade para a igreja de nosso país e de nosso continente. Em preparação e apoio à conferência, foram elaborados diversos estudos. O presente livro analisa a realidade sociopolítica da América Latina a fim de atualizar o tema do discipulado, tema da conferência.
editora paulus, 2007