Sobre autor

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ex-presidente de Cuba Fidel Castro, texto para empresa

Fidel analisa Obama e diz que poderá não ver fim do mandato.

Convalescente Fidel Castro assinou seu primeiro texto para a imprensa cubana desde que se intensificaram os boatos sobre a piora de sua saúde. Na "reflexão" postada anteontem num site oficial, ele disse não duvidar de que Barack Obama se expressa com honestidade, mas que há "muitas perguntas" sobre seu governo."[Eu] me perguntava: como poderia um sistema esbanjador e consumista por excelência preservar o ambiente?", escreveu, em referência à promessa do presidente dos EUA de combater o aquecimento global.O texto do ex-ditador versou sobre o encontro dele com a presidente argentina, Cristina Kirchner, anteontem, primeiro compromisso seu noticiado em quase dois meses. Ontem, Cristina disse na Venezuela que o cubano a recebeu "de pé, como um cavalheiro".O encontro e o texto vieram após rumores de que Fidel, afastado do poder desde 2006 e substituído pelo irmão, Raúl Castro, estaria à beira da morte.Em novo texto publicado na internet ontem à noite, Fidel faz referência indireta aos boatos. Ele assegura que está bem, mas diz que não espera estar vivo quando Obama completar o mandato, daqui a quatro anos. E pede ao atual governo cubano que siga trabalhando. "Estou bem, mas insisto: nenhum deles deve se sentir comprometido por minhas eventuais Reflexões, minha gravidade ou minha morte", escreveu, referindo-se aos funcionários do Partido Comunista e do Estado.Fidel explica que ficou um tempo sem escrever "para não interferir nem causar estorvo aos companheiros do Partido e do Estado nas decisões frequentes que devem tomar".

Fonte: Folha de São Paulo, 23/01/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário