Sobre autor

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Guarani

O guarani é uma língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos desta etnia, pertencentes ao grupo maior dos tupis-guaranis que habitavam a região desde épocas imemoriais.
História e distribuição geográfica
Uma variante mais abrangente (a língua tupi) foi usada pelos colonizadores portugueses, desde a época dos Descobrimentos até ao século XVIII, como a língua principal no sul do Brasil, tendo influenciando fortemente a língua portuguesa falada no Brasil, à qual legou vários vocábulos, preponderantemente na toponímia

(Paraná, Ivaí,PiraíGuamirim, etc).A variante mais regional do sul e oeste, denominada língua guarani, mantém-se viva e é falada por mais de sete milhões pessoas, na Bolívia, Brasil e Argentina, mas sobretudo no Paraguai, onde é língua oficial juntamente com o espanhol.
No Paraguai, a língua guarani foi mantida principalmente graças à acção dos padres jesuítas, que a utilizavam como instrumento de conversão religiosa.
Entretanto, a língua guarani, que antes de sistematizada pelos jesuítas não era escrita, recebe também uma enorme variedade de vocábulos advindos do avanço cultural resultante da colonização. Os documentos judiciais e textos legais são, normalmente, editados em duas versões, uma em espanhol e outra guarani. Legalmente, são aceitos em ambas.
Em Agosto de 1995, o guarani recebeu o status de língua histórica pelos países membros da comunidade económica do Mercosul e, em Janeiro de 2007, recebeu também o status de língua oficial do Mercosul.


Fonte: Casa da América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário