Sobre autor

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Miskito

História
A língua Miskito é a língua nativa falada pelo povo que lhe dá o nome. Os Miskitos são um povo nativo da América Central, cujo território se estendia pelo Cabo Camarón, Honduras, Rio Grande, Nicarágua e Costa do Mosquito.
O Miskito tornou-se a língua dominante na Costa do Mosquito a partir de 1740, como resultado de uma aliança entre o povo Miskito e o Império Britânico.
O povo Miskito possuía, originalmente, uma sociedade estruturada, com uma estrutura política bem definida, no topo da qual estava um rei, que dividia o poder com um governador, um general e um almirante.
Os primeiros colonizadores espanhóis começaram a chegar ao território Miskito em 1787, mas os Miskitos continuaram a dominar a área, graças à sua superioridade numérica e a sua experiência militar. Para além disso, o território Miskito era, à época, praticamente inacessível e, por isso, pouco explorado pelos conquistadores espanhóis.
Graças ao interesse económico britânico na América Central (particularmente, no Belize), o povo Miskito pode adquirir armas de fogo e, após a constituição da Nicarágua, em 1821, começou a atacar colónias espanholas nas Honduras, com o propósito de libertar Miskitos escravizados, mas também para escravizar outros povos ameríndios, que vendiam aos britânicos.
Durante largos anos, os Miskitos conseguiram conservar a sua independência, mas, em 1894, o seu território e o seu povo foram integrados como parte da Nicarágua.
Distribuição geográfica
Actualmente, é a língua Miskito é falada por cerca de duzentas mil pessoas na Nicarágua, onde é língua oficial, Honduras e Belize. A língua, também conhecida por Bahwika, Wangki ou Tawira, pertence à família das línguas Misumalpas, consideradas, por alguns linguistas, como um ramo das línguas Chibchan.
Cerca de cem mil pessoas falam ainda o Miskito Crioulo, uma mistura de Miskito, Inglês, Espanhol e línguas africanas, influências da colonização e escravatura.


Fonte: Casa da América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário